The Museu Casa dos Açores (Casa dos Açores Museum) and its administrator, Valério Carioni, present Mater's. Exhibition opening: April 11th, Biguaçu, SC. More details soon.
The monograph on the Mater's series that I have written to achieve my bachelor's degree in Arts (Udesc 2008) is availabe here (in Portuguese).
Pelos respingos vulcânicos que nos mergulham no mundo larvar da natureza em convulsão, essa pintura põe-nos frente a frente com remotíssimas origens.
O emprego dos materiais mais orgânicos será um acidente. Porque o deveras constitutivo é a vontade de transformar a brutalidade agônica da matéria em possíveis firmamentos. Com isso se decide a dualidade, que é o segredo de tantas ciências e de tantas filosofias. Na coreografia das opacidades primordiais se esconde a virtual existência do transparente; na tese do elemental, a antítese da poética que precede a primeira aurora. Isso poderia lembrar, para além de Tàpies, o velho Courbet das rochas de Étrétat, o que, de resto, não importa. Importa sim, que Sela radicaliza. Que, ao entregar-se à necessidade de considerar a pintura assunto de corpo, de tato, é capaz de indicar as frestas do jogo e - por que não? - do devaneio.
João Evangelista de Andrade Filho
2009
Mas se você pensar em nós como vindos da terra, não como tendo sido lançados aqui, de alguma parte, verá que nós somos a terra, somos a consciência da terra. Estes são os olhos da terra, e esta é a voz da terra.
Joseph Campbell
O poder do mito
Mãe e matéria, a terra como origem do humano. A exaltação e o caráter sagrado da terra. Essa série de pinturas não procura representar o meio natural, o mundo primitivo e selvagem, mas sim apresentar a paisagem natural através da materialidade e da gestualidade.
A curadoria e a crítica de arte é de João Evangelista de Andrade Filho, as pinturas ocuparão 2 salas do Masc, Museu de Arte de Santa Catarina, têm ao mesmo tempo registro abstrato e figurativo, um dos aspectos mais interessantes na pintura contemporânea, como encontrados na pintura de Thomas Reinhold e e Miquel Barceló, de cujas palavras se aproximam: o paraíso é terreno.
Os Mater's sustentam que a possibilidade de transcendência se dá através da natureza, que o vínculo entre ela e o homem é indissolúvel.
Sela
2009
Momentos do Acervo exhibition, at MASC. September 2008
Brazilian Joint Exhibition of the "under the skin - sob a pele" project, with the participation of german and brazilian art students.
Sela and Pasquale's work registry
Painting Mater's Chiao:
I participate in the Bienal de Arte do Triângulo Mineiro 2007 [2007 Biennial Exhibition of Mineiro Triangle] with ceramics. See the photo
©2006 Selapintura.com
[Português] [English] [Español] [Português] [English] [Español]